Sessões de coaching para intérpretes


Dirigidas a músicos intérpretes de todos os instrumentos. As sessões podem ser individuais ou em grupo.

As sessões de grupo são feitas periódicamente. Próximos cursos


Preparação mental para a interpretação pública.

Liberação do potencial técnico e interpretativo.

Otimização dos processos conscientes e inconscientes

Assessoramento e apoio ao intérprete

Perguntas freqüentes



Preparação psicológica para intérpretes


Como intérpretes, sabemos que conhecer o funcionamento de nosso instrumento nos é indispensável para poder usá-lo da forma mas eficaz. Também sabemos que uma técnica inteligente se baseia no conhecimento do potencial e requerimentos de nossa musculatura.

Além disso estamos convencidos que uma memorização sólida de uma obra precisa do conhecimento e compreensão de sua estrutura.

Mas que sabemos sobre o nosso funcionamento emocional? Que há de nosso conhecimento e compreensão de nossos processos mentais?
E que impacto têm estes processos em nossa profissão de intérpretes?

Ser intérprete requer dar a cada instante o melhor de nós mesmos.
Os músicos não contamos para isso com a guia e o apoio de um treinador, tal como dispõem os atletas para requerimentos muito parecidos.

No entanto, acho que nós também precisamos orientação e ferramentas que nos ajudem a superar nossos limites.
Este é um dos aportes mais significativos que a Psicologia da Interpretação Musical brinda aos intérpretes.

Desde a leitura de uma obra nova, passando pela sua assimilação plena, até sua execução pública, os processos cognitivos e emocionais têm um rol preponderante. Se é assim, os tomamos a cargo da forma mais inteligente possível para que nos ajudem a alcançar nossos objetivos?

Às vezes nos surpreende o pouco que sabemos sobre nós mesmos e o fato que deixemos ao acaso os fatores mais determinantes de nosso sucesso e felicidade.

Assim como a falta de conhecimento e compreensão nos coloca no papel de vítima de situações ou de nosso próprio funcionamento, sua posse nos permite atuar com eficácia e propósito.


O sucesso em alcançar nossos objetivos depende em grande medida do excelente uso de nossos recursos mentais. O campo de pesquisa psicológica dedicado aos músicos intérpretes, se propõe equipar a estes últimos com ferramentas cientificamente provadas que facilitam e otimizam seu desempenho profissional.