Clases individuais


Cursos especializados em técnica pianística





O domínio da técnica instrumental é indispensável para toda interpretação artística.


Este domínio se baseia na utilização inteligente de nossa musculatura e implica trabalhar no seu fortalecimento, agilidade, elasticidade e resistência de um modo eficiente, respeitando seus princípios básicos de funcionamento.

Mas o trabalho técnico é muito mas que um trabalho de treinamento muscular. É também a procura do gesto justo, aquele onde o tom muscular é perfeitamente adequado para cada passagem. Isto requer concentração, escuta, observação, reflexão e criatividade. Requer também a boa repartição de tarefas entre os processos tomados a cargo pela mente consciente e aqueles que confiamos a processos cerebrais subconscientes e automáticos. Requer além disso bons métodos de trabalho.

A técnica pianística não pode ser concebida sem levar em conta os processos mentais que a acompanham.

A interdependência dos fatores emocionais e corporais também não pode ser ignorada. Muitas vezes, a tensão muscular excessiva, a falta de expressividade corporal ou as dificuldades técnicas, são problemas que se resolvem rapidamente ao eliminar os discursos e imagens internos que os ocasionaram.

Proponho um trabalho completo da técnica pianística baseado no trabalho corporal, mental e emocional. Este enfoque corrige os problemas causados por um trabalho técnico que desconhece ao ser humano como um todo indissociável e que portanto desrespeita fatores essenciais de sucesso.

Mensagem aos jovens pianistas

Mensagem a aqueles que ainda não começaram