Clases de piano individuales

de duración y frecuencia a convenir, según el nivel y el objetivo deseado

Cursos especializados en técnica pianística




Mensagem aos jovens pianistas


Iniciar-se no universo da música é um empreendimento apaixonante. O piano parece ser um instrumento privilegiado par isso, dado que rapidamente obtemos alguns resultados gratificantes.

Claro está, como em toda aprendizagem, a disciplina e a perseverança são indispensáveis. Mas, como conservar a motivação necessária?

O prazer que nos produz uma atividade é o maior motor para entregar-nos a ela sem medir esforços. Acho que em nenhum nível artístico o tocar um instrumento pode estar totalmente desvinculado do prazer e o jogo. Perder o frescor do jogo é perder a alma da música.

No entanto, as exigências cada vez maiores de rendimento fazem difícil conservar esta atitude lúdica. Pareceria que os mais altos níveis técnicos e interpretativos só pudessem conseguir-se sacrificando-la.. Lamentavelmente, esta atitude frente ao progresso pianístico, traz como conseqüência a perda da paixão pelo que fazemos e o empobrecimento artístico.

Estou convencida que a perfeição técnico-interpretativa pode conseguir-se plenamente através de uma atitude de jogo. Porque isto implica estar concentrado e distendido, plenamente imbuído no que fazemos, liberando nossa imaginação e criatividade, enfrentando desafios e superando nossos limites e sentindo o prazer no qual as horas não contam.

Esta atitude frente ao instrumento resulta em progressos permanentes e além disso no desfrute do processo. Cria também as condições ideais para a expressividade corporal e artística.

Esta atitude se aprende e se cultiva. Faz parte dos princípios que guiam o meu trabalho.